Memphis burger comemora resultados do seu cartão de fidelidade

Postado em abril 30, 2008 por E-Safe

Cartão Pré-Pago Memphis Card, com tecnologia da E-Safetransfer, já tem mais de 200 usuários. Consumo médio dos clientes com cartão aumentou em 40% em comparação aos clientes que ainda não possuem o Memphis Card.

O Memphis Burger é um restaurante temático, de São Paulo, inspirado nas lanchonetes dos EUA dos anos 50. Mas isso não impede o investimento em tecnologia e modernidade. Em dezembro de 2007, o restaurante lançou o seu Memphis Card, cartão de fidelidade, baseado em um smart card, que permite aos clientes o armazenamento de créditos para consumo dentro do estabelecimento.

Os clientes que efetuam a compra antecipada dos créditos recebem automaticamente um bônus de 20% sobre o valor adquirido diretamente no chip do cartão, aumentando assim seu poder de consumo dentro da casa. O cartão é totalmente gratuito.

Para adquirir o Memphis Card, o cliente precisa apenas efetuar uma carga inicial mínima no valor de R$ 25,00. Hoje, mais de 300 clientes do Memphis Burger já utilizam o cartão de fidelidade. Cerca de 90% dos portadores do cartão retornaram, ainda no primeiro mês, para consumo e recarregar o cartão com novos créditos.

“A implantação do SmartLoyalty acaba de completar três meses de operação, e já superou as expectativas em relação ao retorno financeiro e aceitação da clientela”, afirma Renato Noschese, proprietário do Memphis Burger.

De acordo com o empresário, a partir do lançamento do Memphis Card, “…os clientes passaram a se sentir mais prestigiados e entenderam a ação como reconhecimento pela sua fidelidade ao restaurante.

Como resultado, houve um aumento no movimento da casa e os clientes portadores do cartão começaram a utilizar o benefício recebido com maior freqüência.

Mas o ponto mais importante, destacado por Noschese, foi que a introdução da nova tecnologia causou impacto sobre os hábitos de consumo dos clientes, que aumentaram o valor de seu ticket médio em 40% em comparação aos clientes que não possuem o Memphis Card.

Outro dado bastante importante, é que os clientes estão dando continuidade a ação efetuando em média duas recargas por mês em seu cartão, com valores acima de R$50,00. Com isso diz Renato, “…passamos a receber valores antecipadamente de nossos clientes e conseguimos preparar melhor o nosso fluxo de caixa e planejar melhor as próximas ações promocionais que serão feitas exclusivamente para aqueles clientes que já possuem o Memphis Card.”

RECEBIMENTO ANTECIPADO Noschese, que já tem planos para expansão da marca – o empresário iniciou a captação de capital para a criação de uma rede com mais duas ou três lojas em São Paulo – ressalta ainda que o sistema de pré-pago e fidelização, Smart Loyalty, desenvolvido pela E-Safetransfer, possibilitou que o cartão atenda toda a sua rede, lance um “branding” exclusivo e ainda sem a necessidade de vincular a marca a uma administradora de cartões ou a um banco. Além disso, na administração do pré-pago da E-Safetransfer é o caixa do estabelecimento que recebe o valor antecipado e não como nos sistemas comuns onde a operadora, retém sua comissão mas só depois de semanas repassa o valor descontado.

Segundo Dayyán Morandi, gerente de Marketing da E-Safetransfer, o sistema permite que as empresas fortaleçam ainda mais seu fluxo de caixa, com base no incremento de suas receitas através das duas características principais do sistema: aumento da freqüência X aumento do ticket médio dos consumidores. O gerente da E-Safetransfer acredita que quanto mais as empresas investem na administração de sua imagem corporativa, mais atentam para a necessidade de falar a linguagem do consumidor e interagir de maneira direta e eficaz, através de ações maduras e direcionadas a seu público-alvo.

“Porém, tudo isso deve ser feito sem prejudicar o andamento de seus negócios e sem sair do foco do negócio de restaurantes, sempre com a integração de novas tecnologias que sejam aceitas tanto pelos garçons como pelos clientes.

Essa mudança de pensamento deve visar à superação da concorrência, por meio desse modelo de receita: + aumento de freqüência + aumento de ticket médio = maior lucro ”, explica Morandi.

SOBRE A MEMPHIS BURGER
A Memphis Burger é uma lanchonete temática, que celebra os anos dourados do rock and roll. Inspirada em Elvis Presley, a casa recebeu esse nome em referência à cidade americana do estado do Tennessee, para onde a família do cantor se mudou quando ele tinha 13 anos. Memphis é considerada solo sagrado da música dos EUA. Foi lá que surgiram, além de Elvis, nomes como Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e BB King. A lanchonete é decorada com posters e objetos de Elvis nos melhores momentos da carreira e tem exibição permanente, em três televisores, de vídeos do ídolo. As poltronas são vermelhas, típicas das lanchonetes americanas dos anos 50.

Deixe seu comentário