Fidelização é fundamental para retenção de clientes

Postado em agosto 27, 2006 por E-Safe

O executivo Michael Hemsey diz que a fidelização e retenção de clientes são pontos fundamentais a serem trabalhados pela indústria de cartões. “Nos Estados Unidos, mais de 700 programas de relacionamento estão em operação e envolvem mais de 35 milhões de plásticos”, conta.

Algumas características, na sua avaliação, são essenciais para o sucesso de programas de recompensa: segmentação da base de clientes, aproveitamento do ponto de venda e coalização entre vários parceiros.

Ele diz que aproveitar o ponto de venda para recompensar o consumidor é estratégico na formatação de novos produtos. “Dentro das lojas acontecem 70% das decisões de compra e, portanto, o varejista e as bandeiras de cartões devem aproveitar este momento para beneficiar seus clientes”, afirma.

Hemsey cita os programas de coalização (múltiplos parceiros) como uma alternativa ao setor, onde a redução de custos por parte dos envolvidos pode ser um grande atrativo.

Do ponto de vista do consumidor, a recompensa é multiplicada em vários ambientes. Como exemplo ele mostra o Canadian Tire (do Canadá). O programa envolve parceiros varejistas e postos de gasolina, onde transforma cada dólar canadense gasto em pontos que podem ser trocados por descontos em postos de combustível.

Fonte:http://www.partnerreport.com.br/partnerreport/v2/

Deixe seu comentário